CONCEITO, HISTÓRIA E RELAÇÃO DE SUCESSO!
Ao contrário do conceito popular de que Gerenciamento de Projetos seja algo novo, a história nos mostra o contrário. Desde os primórdios da civilização vemos a importância do gerenciamento de projetos na construção de marcos históricos, como as pirâmides do Egito, que datam de 2630 a.C.
A construção da Grande Muralha da China que teve seu início em 215 a.C pelo imperador Qin Shihuang.
As construções da Roma antiga como o Pantheon em 27 a.C e o Coliseu em 72 d.C.
Até mesmo a cidade de Machu Picchu, criada pelos Incas no século XV.
E mais recentemente na história, podemos citar a construção da barragem Hoover em 1934 e a missão à lua nos anos 60.
E para que possamos compreender o significado de Gerenciamento de Projetos, precisamos antes entender o conceito de Projeto.
Um projeto consiste em um esforço temporário, realizado por pessoas, com um objetivo pré-estabelecido e claramente definido, na obtenção de um produto, serviço ou resultado únicos. Temporário no sentido de que existem datas definidas para início e termino, assim como recursos limitados e disponíveis, em alguns casos, somente durante o período estabelecido. E único no sentido que embora possam envolver atividades rotineiras tem por objetivo atingir um resultado em particular.
De forma a exemplificar, podemos considerar como projeto: a construção de um novo centro comercial; a melhoria em uma linha produtiva de automóveis; o desenvolvimento de um novo software; uma ação social para arrecadar roupas para moradores de rua; um evento de confraternização de final de ano; a criação de um novo curso entre muitos outros.
O Gerenciamento de Projetos é, portanto, o conjunto de processos, ferramentas e técnicas cujo objetivo é a coordenação e implantação do projeto de forma eficaz e eficiente. E existem diversas metodologias de gerenciamento que podem ser utilizadas para diversos tipos de projetos. A mais conhecida, embora não seja considerada uma metodologia, é a do Project Management Institute (PMI).
O PMI, é uma das maiores associações para profissionais que atuam com gerenciamento de projetos. Fundada em 1969 na Philadelphia, Pensilvânia, nos EUA, por um grupo de profissionais de gestão de projetos, que se reuniram para discutir e compilar as melhores práticas do gerenciamento de projetos e junto a avaliação e certificação como profissional em gestão de projetos intitulada Project Management Professional(PMP). No início dos anos 90, surge a primeira edição do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) atualmente na sexta edição, lançada recentemente em setembro de 2017. Definido pelo PMI, o PMBOK é o “Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos” e reúne as melhores práticas mundialmente reconhecidas e aplicadas em organizações públicas e privadas.
O PMBOK não é considerado uma metodologia por não possuir um sistema de métodos, princípios e regras que regulem uma determinada disciplina. O que o permite ser utilizado em diversas áreas e segmentos tais como: construção civil, automotiva, software, ONGs e ações sociais, campanhas de publicidade, saúde entre diversas outras áreas e segmentos.
O PMBOK é a base fundamental na obtenção da certificação PMP e a sexta edição apresenta, nas suas 762 páginas, 49 processos divididos em dez áreas de conhecimento, sendo Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas.
A certificação PMP é hoje reconhecida mundialmente como a mais importante certificação para profissionais em Gerenciamento de Projetos e atesta que o profissional possui formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos. Atualmente existem mais de 790 mil membros certificados PMP, no Brasil esse número é de quase 18 mil membros certificados.
A Gestão de Projetos desempenha papel importante dentro das empresas e, quando bem implementada, ajuda a garantir que os projetos sejam entregues dentro do prazo, aumentando a satisfação dos seus clientes e o seu Market Share. Auxilia na redução das variações no orçamento que, por consequência, podem aumentar os lucros e permite empregar processos cada vez mais confiáveis de forma a atingir os objetivos estratégicos da organização.
Obrigado!
Fontes:
ARANHA, Frederico. Machu Picchu e a Gestão de Riscos, 2016
https://sitecampus.com.br/machu-picchu-e-gestao-de-riscos/
NASCIMENTO, Fabrício. A gestão de projetos como fator de sucesso, 2014
RODRIGUES, Eli. Por que o PMBOK não é uma metodologia, 2012.
http://www.elirodrigues.com/2012/08/06/por-que-o-pmbok-nao-e-uma-metodologia/
SOTILLE, Mauro. Estatísticas sobre o PMI, 2017.
http://blog.pmtech.com.br/dados-estatisticos/
TERRIBILI, Armando. PMBOK: a Bíblia do Gerenciamento de Projetos, 2011.
TORREÃO, Paula. História do Gerenciamento de Projetos, 2007.
https://pontogp.wordpress.com/2007/04/23/historia-do-gerenciamento-de-projetos/