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Matéria Técnica – A Engenharia Elétrica define a Segurança na Infraestrutura de Recarga de VEs

28 outubro 2025

Com a acelerada inserção de veículos elétricos nas vias brasileiras, a infraestrutura de recarga surge como um pilar fundamental para a sustentabilidade do setor. Neste cenário, a definição técnica sobre quem deve coordenar tais instalações é clara: o engenheiro eletricista é o profissional habilitado para assumir a responsabilidade técnica central e a coordenação integral dos projetos de estações de recarga. Sua alçada abrange desde a fase preliminar de estudos de viabilidade técnica e econômica, passando pelo detalhamento do projeto e planejamento, até a supervisão da execução da obra, a instalação final e o gerenciamento da manutenção dos sistemas.

Esta diretriz foi apresentada em um documento técnico de referência, a Nota Técnica “Diretrizes para Instalação de Pontos de Recarga de Veículos Elétricos em Edificações”, fruto do trabalho de especialistas do Confea e do Crea-SP, membros do Comitê Técnico de Carregadores Veiculares. Este grupo, coordenado pelo engenheiro civil Joni Matos Incheglu, estabeleceu um arcabouço para padronizar a segurança e a técnica. Embora o engenheiro eletricista lidere o processo, a complexidade dos empreendimentos permite a colaboração estratégica com outros especialistas, como engenheiros civis, mecânicos e de segurança do trabalho, se o projeto demandar.

A Nota Técnica destaca, como elemento de rastreabilidade e transparência, a exigência da emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Ela é uma ferramenta essencial para reduzir as margens de erro, sanar incertezas regulatórias e orientar condutores, síndicos, gestores de infraestrutura (públicos e privados) e projetistas sobre as melhores práticas.

A motivação para a formalização dessas diretrizes surgiu da resposta direta ao boom de vendas de carros elétricos. O Comitê Técnico envolveu ativamente diversos stakeholders, incluindo fabricantes de veículos, associações setoriais, sindicatos e o Corpo de Bombeiros, para construir um referencial abrangente. A APEAAP acredita que este alinhamento entre as entidades de classe é vital para o amadurecimento do mercado.

É importante notar que este documento técnico possui caráter provisório e orientativo, visando preencher uma lacuna imediata. A APEAAP reconhece que ele será, no futuro, referendado e aprofundado por normas definitivas emanadas por órgãos normatizadores primários, como a ABNT, o Inmetro e as regulamentações específicas do Corpo de Bombeiros.

A APEAAP reforça que a correta aplicação destas diretrizes é o que assegurará uma transição energética segura e eficiente. A infraestrutura de recarga não é apenas uma questão de eletricidade, mas de garantia pública, sendo competência técnica da Engenharia Eletricista zelar pela qualidade e segurança desses novos pontos vitais de abastecimento.

Confira, na íntegra, a NOTA TÉCNICA: NotaTecnicaProvisoria_Carregadores-Carros-Eleetricos

Por Fabricio Oliveira – MTB 57.421/SP