Apoio Apoio Apoio

Matéria Técnica – Certidão de Acervo Técnico (CAT): Sistema de solicitação foi atualizado

19 novembro 2024

Para engenheiros, a Certidão de Acervo Técnico (CAT) é mais do que um documento; é a prova oficial de competência e trajetória. Emitida pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Crea), como o Crea-SP, a CAT consolida e formaliza a experiência acumulada em projetos, obras e serviços técnicos, sendo um ativo valioso em um mercado exigente e competitivo.

“No mundo da engenharia e arquitetura, a prática é tão importante quanto o conhecimento teórico. A CAT funciona como um certificado de benefícios, validando a participação efetiva do profissional em trabalhos registrados anteriormente por meio das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). Mais do que uma exigência legal, ela é um símbolo de adição e qualificação técnica.”, avalia o Presidente da APEAAP, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Emanuel Barreto Rios.

Neste mês de novembro o Crea SP anunciou que o sistema de solicitação das Certidões de Acervo Técnico passou por atualizações. “Com uma série de melhorias, o ambiente passou a centralizar todo o processo, do pedido até a emissão. O layout simples e intuitivo facilita a navegação e permite a busca de recursos com rapidez devido às telas de acompanhamento e de abertura estarem unificadas, o que gera mais praticidade”, informou o Conselho.

“As mudanças foram feitas para sanar algumas deficiências. Primeiro, porque antes eram necessários três sistemas, entre Web Atendimento, CreaNet e SAT, para gerir as solicitações de CAT. Segundo, porque, como não havia centralização, a administração das plataformas também exigia maior tempo de dedicação”, detalha o superintendente de Tecnologia e Inovação Marcelo Ferreira Pessoa.

“Agora, ganhamos mais agilidade em um esforço alinhado à gestão para centralizar nossos serviços, o que é bom para todos os públicos”, complementa, ao explicar que as melhorias facilitam o acompanhamento de quem solicita e de quem analisa o documento. Entre as novidades, o profissional não precisa mais fazer o upload das ARTs, por exemplo, bastando que indique o respectivo contratante e contrato.

O Engenheiro Emanuel ainda afirma que “a Certidão de Acervo Técnico é a ponte entre o que você realizou e o que você pode alcançar. Ela transforma a experiência prática em um patrimônio formalmente reconhecido, fortalecendo sua carreira e abrindo portas para novos desafios”. “Não se trata apenas de um documento burocrático, mas de uma ferramenta indispensável para o sucesso da engenharia e arquitetura”, conclui.

Por enquanto, está disponível um modelo prévio para entrega da CAT com registro de atestado. A ferramenta pode ser acessada pelo CreaNet clicando em ‘Solicitações’ e, na sequência, ‘Solicitar Acervo Técnico – Versão BETA’. Os demais formatos estão em desenvolvimento para lançamento em breve.

Por Fabricio Oliveira – MTB nº 57.421 SP