Contribuir com o desenvolvimento das cidades é um dos compromissos assumidos pela Crea-SP. No último dia 19 a APEAAP, participou, em Taubaté, da primeira etapa do Fórum de Políticas Públicas, promovido pelo Conselho. Na ocasião participaram profissionais da área tecnológica, representantes do Poder Público e a sociedade com o objetivo de discutir caminhos e soluções inteligentes sobre mobilidade urbana.
O evento é o primeiro de uma série itinerante que deve percorrer o estado de São Paulo nos próximos meses, com previsão de passar também por Presidente Prudente, Piracicaba e Ribeirão Preto, além da capital paulista.
“Temos que nos empoderar do conhecimento técnico para gerar desenvolvimento. O nosso papel, enquanto profissionais, é de ser solucionadores. Nos formamos com esse objetivo e devemos agregar essa experiência em âmbito público para alcançar melhores resultados no que diz respeito ao planejamento urbano, infraestrutura e, consequentemente, qualidade de vida”, defende a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.
A proposta, então, é reunir gestores públicos, engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores em um debate propositivo. Nesta primeira edição, os subtemas de discussão envolvem alternativas convencionais e não-convencionais de macrodrenagem; soluções de mobilidade de outras cidades que podem servir à região; e finanças públicas.
“Ter um profissional habilitado e registrado participando das decisões e do planejamento dos municípios, é o que fará a diferença entre uma ideia ou projeto político para uma entrega real que vai impactar a vida das pessoas”, afirma o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.