Apoio Apoio Apoio

Crea-SP percorre o Estado com Operação Carnaval

08 fevereiro 2023

Enquanto as cidades estão nos preparativos para o Carnaval, o Crea-SP aproveita as semanas que antecedem a maior festa brasileira para certificar de que as estruturas temporárias e espaços que receberão os foliões e atrações carnavalescas contam com profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências em seus projetos e execuções.

Para isso, os agentes fiscais do Crea-SP percorrem o Estado nos próximos dias solicitando a apresentação de registro no Conselho e respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de empresas e profissionais envolvidos nas atividades técnicas por trás do funcionamento das escolas de samba, clubes, casas noturnas, palcos, trios elétricos e demais ambientes que estão promovendo a folia.

“A Operação Carnaval acontece todos os anos, dado o fluxo intenso de foliões que visitam diferentes regiões de São Paulo nesta época do ano como destino turístico para aproveitar o feriado, seja nos blocos de rua na capital ou nas grandes festas que acontecem no interior. Atuamos desta forma para garantir que as pessoas vão se divertir com segurança, sabendo que há uma instituição prezando pela proteção e bem-estar delas”, diz a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos.

Do litoral ao Vale do Paraíba, passando pela região de Piracicaba e Araraquara, a fiscalização do Conselho está na rua com o objetivo de garantir que existem responsáveis técnicos à frente dos serviços de instalação e manutenção mecânica, elétrica, de segurança do trabalho e outros, conforme exige a legislação profissional, afastando leigos de tais funções e garantindo a proteção da sociedade. O Eng. Kledson Turra, gerente regional do Crea-SP no litoral sul, observa que esta é mais uma garantia de que profissionais e empresas devidamente habilitados e registrados estão à frente da execução desses serviços. “A proteção é para os usuários, para o profissional e para a sociedade como um todo”, defende.

Reunião na UGI Guarulhos sobre a Operação Carnaval

Na região do ABC Paulista, por exemplo, estão previstas mais de 100 diligências nas cidades de Santo André (incluindo o distrito de Paranapiacaba), Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “As festas normalmente atraem um grande público e, por isso, precisam de um cuidado redobrado para que tudo ocorra da melhor forma e sem riscos aos foliões. Cabe ao Conselho fiscalizar o exercício profissional da área tecnológica, assim mantemos a sociedade protegida e o profissional envolvido também tem seu trabalho valorizado”, avalia o Eng. Rodrigo Zorzetto, gerente regional do Crea-SP.

Serão mais de 53 municípios vistoriados pelos agentes fiscais do Crea-SP na região de Araraquara. Gerente regional do Conselho, o Eng. Carlos Consolmagno reforça que a fiscalização em eventos, não apenas no período de carnaval, como em qualquer época do ano, é de suma importância, pois garante a segurança da sociedade como um todo. “Possuir um responsável técnico por uma estrutura de arquibancada, uma instalação elétrica provisória ou uma cobertura metálica é fundamental para que a diversão no evento transcorra com tranquilidade”, finaliza o Eng. Carlos Consolmagno, gerente regional do Crea-SP.

 Produzido pela CDI Comunicação