Lambe-lambes em branco convidam os participantes a deixarem suas marcas com mensagens, desenhos e assinaturas. Cartunistas rascunham ideias no papel e traduzem a complexidade do assunto em tirinhas de quadrinho. Câmeras de celular apontam para um QR Code e acessam um jogo com desafios a serem superados a cada fase. Uma cabine 360º movimenta a sala e registra as cenas em fotos e vídeos. Foi neste cenário interativo e dinâmico que o XIII Encontro Crea-SP Jovem aconteceu sábado (29/10), na Sede Angélica do Conselho, onde mais de 400 pessoas puderam assistir a debates sobre inovação, empreendedorismo e cidades inteligentes.
Promovido pela Comissão Crea-SP Jovem, o evento faz parte do calendário anual dos futuros profissionais da área tecnológica em São Paulo. O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, parabenizou o empenho da Comissão e dos colaboradores do Crea-SP. “Este é o momento em que abrimos as portas para que conheçam a função do Conselho e as potencialidades que podemos construir juntos, principalmente nesse momento de formação profissional. O Crea-SP passa por um processo de transformação, de abertura e modernização, e hoje convidamos vocês a fazerem parte disso, para continuarmos a melhorar a nossa casa. Esse é o nosso objetivo”, afirmou.
A coordenadora da comissão, Eng. Marília Gregolin Costa de Castro, reforçou a importância da iniciativa que possibilita uma aproximação maior com os estudantes, recém-formados e jovens profissionais. “Queremos que vocês vejam o Crea Jovem como mais um canal de comunicação com o Conselho”, disse.
Em sua 13ª edição, o encontro possibilitou a participação de todo o Estado: foram mais de 60 municípios representados. O presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Votuporanga (Searvo), Eng. Gabriel Gomes Bifaroni, passou a noite em um ônibus para acompanhar os estudantes que participariam pela primeira vez. Foram nove horas de viagem de Votuporanga até São Paulo. “Já participei de quatro edições do Crea-SP Jovem e essa é a mais moderna e dinâmica de todas. Os alunos estão encantados”, opinou.
Estudante do segundo semestre de Agronomia no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), William Teixeira participou pela primeira vez do evento. “Tinha uma visão que só precisaria do Crea quando finalizasse o curso e fiquei sabendo do Crea-SP Jovem, que mostra para os alunos que temos benefícios ao nos aproximarmos. Também é importante pelo networking com outros profissionais da área”, observou. Da mesma classe de William, Rayssa Marcela Diogo da Silva é de Guaíra e ficou sabendo do encontro pelo coordenador do curso. “Foi bem interessante a experiência, muito proveitosa, porque entramos em contato com conhecimentos que podemos aplicar na prática em nossas profissões. E se tiver oportunidade, com certeza virei nos próximos”, acrescentou.
Aprendendo de forma lúdica
Para que os estudantes, recém-formados e jovens profissionais pudessem mergulhar ainda mais no universo da área tecnológica e do Crea-SP, um game deu o start na programação. O desafio dos jogadores era o de construir uma cidade inteligente. Para isso, precisavam estar atentos ao conteúdo transmitido no evento e realizar desafios interativos no ambiente. A pontuação dos participantes estava contabilizada em um placar.
Além disso, essa edição trouxe mais um aspecto lúdico para a transmissão de conhecimento. Os cartunistas Diogo Mendes, Douglas Vieira e Marcel Zamarrenho, da Alavanca Criatividade, acompanharam as palestras e capturaram os pontos principais para transformar em uma série de quadrinhos. Esse processo é chamado de facilitação gráfica. “Sintetizamos o conteúdo em imagens e textos para inspirar as pessoas e fazer com que se lembrem do que aprenderam”, completou Zamarrenho.
Para ler mais sobre os painéis, acesse este link. Já para conferir o evento, na íntegra, a transmissão on-line está disponível no nosso canal do YouTube, confira aqui.