Apoio Apoio Apoio

Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes em SJC

24 março 2022

Evento contou com a participação de representantes da APEAAP

Cerca de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas. Quando essa previsão se concretizar, as cidades devem estar preparadas para absorver novos cidadãos e demandas por serviços de qualidade. As profissões da área tecnológica têm papel central na elaboração e no desenvolvimento de soluções. Inserido nesse contexto, o Crea-SP realizou o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, que abrigou dois importantes eventos do Conselho – Colégio Estadual de Inspetores e XIX Seminário de Fiscalização (SEFISC) – nos dias 18 e 19 de março no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
.

.

Três mil profissionais participaram de uma intensa programação que reuniu especialistas para compartilhar experiências, casos de sucesso e avanços conquistados a partir do conceito de cidades inteligentes, que traz o cidadão para o centro das decisões e, por meio da tecnologia, busca solucionar os desafios da vida urbana. “Acredito muito no protagonismo da Engenharia”, afirmou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, durante a solenidade de abertura.

A escolha de São José dos Campos como sede para o evento deveu-se ao fato de, segundo Marchese, o local ser referência em qualidade de vida, tendo recebido, recentemente, o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a primeira cidade inteligente do Brasil.

“A Engenharia está presente em todas as frentes dos projetos inovadores de São José dos Campos. Isso demonstra a importância da área tecnológica para transformar as cidades em espaços mais acolhedores e inclusivos. O Crea-SP, órgão responsável por fiscalizar o exercício profissional, fechou o ano de 2021 com o maior número de fiscalizações da sua história. Com essa eficiência, que garante a presença de profissionais habilitados em funções técnicas, podemos, sim, acoplar uma nova frente de trabalho que é a discussão e o planejamento de cidades inteligentes”, disse Marchese.

O Eng. Joel Krüger, presidente do Confea, ressaltou que a iniciativa do Crea-SP cumpre o artigo 1º da Lei nº 5.194/66, que estabelece que essas profissões são de interesse humano e social. “Precisamos discutir sobre os futuros das nossas cidades e o que acontecerá nas próximas décadas. Esse ciclo de debates feito em todo o estado de São Paulo, coroado neste evento, só merece elogios. Parabéns pelo brilhante trabalho, que é um exemplo para o Brasil”.

Os projetos que respaldaram a certificação da ABNT foram apresentados pelo prefeito de São José dos Campos, Adm. Felicio Ramuth, que incluem semáforos inteligentes, veículos da guarda municipal 100% elétricos, mapeamento da qualidade dos pavimentos em vias públicas e a construção de uma usina solar fotovoltaica que fornecerá 30% da energia dos prédios públicos. “Todas as soluções tiveram participação da Engenharia, seja na concepção, na operação, no acompanhamento ou na sua responsabilidade técnica”, afirmou o prefeito.

Com informações: CDI Comunicação do CREA-SP