Ágil se refere a um conjunto de métodos e práticas baseados nos valores e princípios do Manifesto Ágil, o que inclui colaboração, auto-organização, e equipes multidisciplinares.
Garantir uma entrega coerente em relação aos objetivos definidos e com uma execução bem-feita é o principal desafio de qualquer projeto. Pensando em maneiras de facilitar esse processo, foram criadas as Metodologias Ágeis.
A saber, os modelos mais tradicionais de gestão de projetos são compostos por processos longos e com objetivos definidos; porém, sem muitos detalhes sobre os caminhos recomendados para atingi-los. As Metodologias Ágeis contam com uma proposta de processos mais curtos, com entregas em menor espaço de tempo, focando principalmente na melhoria e no alinhamento da equipe. Com isso, a identificação de falhas se torna mais fácil, permitindo maior flexibilidade em relação à forma de trabalho da equipe e gerando soluções mais aderentes às necessidades dos clientes. Baseado nisso, cada vez mais empresas têm apostado nos famosos métodos ágeis – como Scrum, Lean e Kanban – para deixar o seu trabalho mais assertivo e eficiente.
Mas afinal, o que define uma metodologia ágil?
Em 2001, 17 profissionais se reuniram para redefinir os modelos existentes de desenvolvimento de projetos e falar sobre as Metodologias Ágeis, na época conhecidas como “Métodos Leves”. Mesmo com práticas e teorias diferentes, eles concordaram com alguns requisitos necessários e criaram o Manifesto Ágil, que possui 4 valores e 12 princípios.
Valores
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. O desenvolvimento de projetos é uma atividade humana e a qualidade da interação entre as pessoas pode favorecer a resolução de problemas crônicos. Processos e ferramentas são importantes, mas devem ser simples, úteis e favorecer a colaboração entre a equipe.
Projeto entregue mais que documentação abrangente. O maior indicador de que uma equipe realmente desenvolveu algo é a solução proposta funcionando conforme as necessidades do cliente. A documentação também é importante, mas deve ser somente o necessário.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. É necessário atuar em conjunto com o cliente e não “contra” ele. O que deve ocorrer é colaboração, tomada de decisões em conjunto e trabalho em equipe.
Responder a mudanças mais que seguir um plano. O desenvolvimento de soluções e produtos geralmente faz parte de um ambiente de alta incerteza, não sendo produtivo focar em planos enormes e cheios de premissas. O que deve ser feito é aprender com as informações e feedbacks e adaptar o plano sempre que necessário.
Princípios
Satisfação do cliente: A maior prioridade está em satisfazer o cliente por meio da entrega adiantada e contínua de valor.
Mudança em favor da vantagem competitiva: Mudanças de requisitos são bem-vindas, mesmo em fases tardias do desenvolvimento.
Prazos curtos: Fazer entregas frequentes e funcionais, geralmente em períodos de no máximo quatro semanas.
Trabalho colaborativo: Tanto pessoas relacionadas a negócios como desenvolvedores devem trabalhar em conjunto, diariamente, durante todo o curso do projeto.
Ambientação e suporte: Para construir projetos ao redor de indivíduos motivados, é preciso dar a eles o ambiente e suporte necessários, confiando que farão seu trabalho.
Conversa direta: O método mais eficiente de transmitir informações para um time é por meio de uma conversa cara a cara.
Funcionalidade: Uma solução funcional é a medida primária de progresso.
Ambiente de sustentabilidade: Processos ágeis promovem um ambiente sustentável, com patrocinadores, desenvolvedores e usuários sendo capazes de manter passos constantes.
Padrões altos de tecnologia e design: Contínua atenção a excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
Simplicidade: Evitar o desperdício no desenvolvimento de um produto ou serviço através da não realização de trabalho que não é necessário.
Autonomia: As melhores ideias e soluções emergem de times auto-organizáveis.
Reflexões para otimizações: Em intervalos regulares, o time deve refletir em como ficar mais efetivo e, com isso, otimizar seu comportamento e atitude.
Como funciona o Manifesto Ágil, na prática?
Os valores e princípios não significam que processos, documentação, negociação ou planos sejam ruins, apenas que o principal a ser valorizado é o indivíduo, as relações que o envolvem e a flexibilidade para aceitar mudanças. Com base nisso, o cliente vem sempre em primeiro lugar. Então, se ele mudar de ideia, no meio do caminho ou não gostar de algo, tudo bem! Basta realinhar as expectativas e seguir em frente, sempre com foco em entregas de qualidade.
É exatamente por isso que os Métodos Ágeis são baseados em ciclos curtos e comunicação, garantido o alinhamento constante da equipe durante todo o projeto para que o sucesso seja garantido.
Quais as vantagens de utilizar os Métodos Ágeis?
Independente do método escolhido, a agilidade otimiza o trabalho e reduz desperdícios, promovendo um direcionamento claro para que toda entrega seja de valor. Além disso, vale destacar outras vantagens como:
Aumento da independência e produtividade da equipe;
Melhora na comunicação de todos os envolvidos, inclusive com o cliente.;
Definição mais clara dos objetivos, aumentando a assertividade; e
Melhoria da relação entre as pessoas, aumentando a satisfação do cliente.
Mas quais são as principais Metodologias Ágeis?
Uma empresa pode trabalhar não só com uma, mas com várias metodologias simultaneamente. A seguir, os principais Métodos Ágeis que merecem destaque!
Scrum
Framework que possui foco no gerenciamento de projetos, dividindo-se em ciclos curtos com entregas rápidas e melhorias constantes.
O Scrum começa com o Dono do Produto, o qual representa os interesses do cliente, e tem autoridade para dizer o que vai fazer parte do produto final ou não. O Dono do produto é encarregado de fazer o Backlog – uma lista de tarefas, exigências e necessidades do cliente.
Em seguida vem o Sprint, que é um período de tempo pré-determinado dentro do qual a equipe completa um conjunto de tarefas do Backlog. Cada Sprint termina com uma revisão, em que a equipe analisa seu trabalho e discute maneiras de melhorar o próximo Sprint.
Sprint.
Um princípio importante do Scrum é a ideia de transparência. Todos na equipe devem saber o que outros estão fazendo, os progressos que estão acontecendo e onde a equipe quer chegar. Para isso, são realizadas as daily scrum, reuniões diárias rápidas com duração máxima de 15 minutos. Essas reuniões visam repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.
A saber, com a execução de todos os Sprints, a equipe entrega o produto final totalmente focado no cliente.
Kanban
Um dos métodos mais simples, que consiste basicamente em criar um quadro com as colunas:
Lean
Possui foco na identificação e eliminação de desperdícios, entregando o que é realmente necessário e reduzindo custos e complexidade.
SMART
Uma ótima opção para criar metas e projetos realistas. Seus 5 princípios são:
Specific (específico): a meta deve ser específica.
Measurable (mensurável): deve haver um jeito de saber que o objetivo foi cumprido.
Achievable (alcançavel): pode ser desafiador, mas deve ser possível e realista.
Relevant (relevante): precisa ser importante para o resultado final e para a empresa ou cliente.
Timely (temporizável): precisa ter um prazo definido.
É importante frisar que não há a “melhor metodologia”, mas a solução mais adequada dentro do contexto do seu negócio ou projeto.
Como já falamos aqui no Engenharia 360, a transformação digital já é uma realidade em muitas empresas. Nesse contexto, contar com métodos ágeis é fundamental. Por exemplo, segundo um estudo sobre Indústria 4.0 realizado pela PWC, 81% dos executivos analisados acreditam que as Metodologias Ágeis são necessárias para uma transformação digital bem-sucedida e elevação do desempenho do negócio. É exatamente por isso que a cultura ágil vem se tornando cada vez mais comum.