Jovens profissionais e formandos de cursos de graduação da área tecnológica dos municípios de Adamantina, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Assis, Atibaia, Barueri, Boituva, Campo Limpo Paulista, Cândido Mota, Carapicuíba, Cruzália, Cruzeiro, Franca, Francisco Morato, Guararema, Guarujá, Holambra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itu, Jacareí, Jandira, Jundiaí, Lindóia, Mairinque, Maracaí, Mauá, Mirassol, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santa Bárbara D’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bento do Sapucaí, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Serra Negra, Sorocaba, Taquaritinga, Taubaté, Várzea Paulista e Votuporanga lotaram o auditório da Sede Angélica do Crea-SP em pleno sábado, 5 de outubro, quando a Comissão Permanente Crea-SP Jovem realizou seu décimo encontro estadual consecutivo.
O tema escolhido para este ano foi “Engenharia 4.0: O Profissional do Futuro”, considerada a necessidade de ajudar a preparar esses jovens para o ingresso no mercado de trabalho já conectados à era digital e dispostos a absorver os conceitos da Indústria 4.0 para empreender desde o início da carreira.
Com a iniciativa, o Conselho paulista busca aproximar os estudantes e recém-formados do seu sistema profissional, incentivando-os a exercer suas atividades com ética e responsabilidade. O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, compôs a mesa diretora de abertura da solenidade ao lado da coordenadora do Crea Jovem, Eng, Karla Borelli Rocha; do coordenador do CDER-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; do conselheiro federal Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; da Diretora Financeira do Crea-SP, Eng. Lenita Secco Brandão; e de membros da Comissão Crea-SP Jovem, os engenheiros Ricardo Rodrigues de França (coordenador adjunto), Juliano Boretti e Fernando Antonio Cauchick Carlucci. A entrada no evento foi gratuita, mas todos os participantes colaboraram levando um 1 kg de alimento não perecível para futura doação a entidades beneficentes.
Após destacar o fato de ter sido um dos idealizadores do Crea-SP Jovem, participando de sua implantação, o presidente do Crea-SP apresentou aos participantes o Sistema Confea/Crea/Mútua e interagiu com a plateia, respondendo a diversas indagações sobre registro profissional, ART, exercício ilegal da profissional, entre outros assuntos.
Em sequência, foram apresentadas as palestras “Empreendedorismo”, pelo gerente do Sebrae, engenheiro Marcelo Paranzini; “A Engenharia no ano de 2025”, pelo engenheiro Salmen Saleme Gidrão, da Comissão Permanente de Relações Públicas do Crea-SP; “Inovação e Tecnologias no Agronegócio”, pelos engenheiros Leonardo Ramos Barbieri e Marcelo de Almeida Pierossi (Lídera Consultoria e Projetos); e “Projetos de Inovação”, pelo chefe da Unidade de Projetos e Inovação, Rafael Lagos Miranda, e a gerente do Departamento de Tecnologia da Informação de Sistemas do Crea-SP, Adriana Bastos Leme.
A série de palestras continuou com o Eng. Douglas Eduardo Zampieri (Fapesp) e “A contribuição da Fapesp na política de pesquisa para inovação do Estado”; o Eng. Manoel Silva Neto (Droneng) e os “Drones e Engenharias”; o Eng. Victor Hugo Jacob (LWT Sistemas) e a “Impressora 3D”; o Geol. Ulisses Melo (IBM) e a “Agricultura Digital”; e Carlos Piazza (CPC Consultoria) e a “Engenharia 4.0”.