Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.
As 80 ações ambientais propostas pelo PMVA em 2015 compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Neste ano Pindamonhangaba desenvolveu novas ações que permitiram a certificação, tais como: Convênio Intermunicipal com o município de Taubaté, que possibilita a realização de ações ambientais em conjunto como, por exemplo, a coleta de pilhas e baterias totalizando 196 kgs coletados em apenas um mês; Plano Municipal de Arborização para a área central do município abrangendo uma área de 472 mil m2; elaboração das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental; Instalação Modelo onde adotamos oito medidas ambientais no prédio do Departamento de Meio Ambiente; diversas ações de educação ambiental e campanhas ambientais junto a população, entre muitas outras ações.
O ciclo em 2015 contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais com as ações ambientais realizadas, sendo que 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Na bacia do Rio Paraíba do Sul, apenas duas cidades conseguiram a certificação, sendo Pindamonhangaba e Guararema.
Nos ciclos anteriores em que o município de Pindamonhangaba participou do Programa Município Verde Azul (entre 2010 e 2014) nossa classificação variou da 122ª ao 258ª colocação, saltando para a 58o colocação em 2015, obtendo assim 84,6 pontos e a tão sonhada certificação.